25 anos de voluntariado em saúde
A direção da Liga de Amigos do Hospital do Espírito Santo de Évora prestou homenagem aos seus fundadores e voluntários em saúde, que atuam há 25 anos no campus do hospital central do Alentejo.
O evento decorreu na tarde do dia 20 de maio, segunda-feira, entre as 16:00 e as 18:00, no auditório do edifício que aloja o Centro Distrital da Segurança Social, situado na rua do ferragial do poço novo, 22, em Évora.
O mais recente balanço anual da liga de amigos do hospital de Évora avalia em cerca de 42 mil euros as quase 9 mil horas realizadas em ações solidárias, por equipas de pessoas voluntárias em saúde, dedicadas à humanização da experiência hospitalar.
O impacto social da associação, fundada em 1994, passa por facultar produtos de apoio à recuperação após alta clínica, por distribuir leite e fraldas para bebés de famílias em situação de carência e por financiar transporte e medicamentos à população com menos recursos, encaminhada pelas assistentes sociais do hospital e por outras instituições parceiras.
Esta IPSS de Utilidade Pública tem apoiado a humanização da prestação de cuidados com equipas de pessoas voluntárias, tem ajudado a melhorar as condições de trabalho e de acolhimento dos serviços hospitalares e tem apoiado a formação contínua dos profissionais de saúde.
Servimos assim em consciência cívica, num exercício de participação em saúde, ajudando os nossos concidadãos, formando novas gerações para a cidadania solidária, integrando alunos da licenciatura em enfermagem, envolvendo clubes escolares, promovendo a literacia em saúde e o envelhecimento ativo, através do voluntariado em saúde.
David Prazeres, presidente do executivo da Liga de Amigos do HESE, revela que “a direção quis aproveitar a celebração do primeiro jubileu para homenagear as pessoas que fundaram, geriram e praticaram voluntariado em saúde ao longo da vida da associação, num exercício de cidadania ativa e solidária, que merece ser apresentado à comunidade como exemplo a seguir”.
A Liga de Amigos do HESE, IPSS de utilidade pública, atua no voluntariado em saúde há 25 anos, contando com cerca de centena e meia de pessoas que integram equipas para o impacto social no hospital central do Alentejo, colaborando com as entidades que coabitam no campus hospitalar, pela qualidade e humanização dos serviços prestados à população.