Praxe solidária da escola superior de enfermagem no hospital de Évora
Durante a tarde de quarta-feira, 26 de setembro, 60 alunos que iniciaram a licenciatura em enfermagem, na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus da Universidade de Évora (ESESJD/UE), realizaram a primeira praxe solidária em benefício do hospital de Évora.
Enquadrados nas dinâmicas de integração académica, os caloiros colaboraram de forma ativa, interessada e bastante animada na renovação da pintura de uma secção do muro que delimita o campus hospitalar, na avenida São João de Deus.
A organização conjunta da comissão de praxe e da turma do 3.º ano da ESESJD/UE foi apoiada pela direção daquele estabelecimento de ensino superior e pelo conselho de administração do hospital, com o patrocínio da Liga de Amigos do Hospital do Espírito Santo de Évora.
Maria Filomena Mendes, presidente do conselho de administração do HESE, destaca a relação de especial proximidade que liga o hospital e universidade, materializada tanto no acolhimento de alunos estagiários, em complemento da formação académica destes futuros profissionais de saúde, bem como através da constituição de equipas conjuntas para investigação e desenvolvimento científico.
David Prazeres, presidente do executivo da Liga de Amigos do HESE, IPSS de utilidade pública que decidiu financiar a aquisição dos materiais, considerou que “esta boa ação praticada por jovens alunos da academia eborense oferece a visão simbólica de um exercício de cidadania ativa e solidária, sendo uma evolução relativamente a outro tipo de praxes académicas e um exemplo a seguir”.
A Liga de Amigos do HESE atua no voluntariado em saúde há quase 25 anos, conta com mais de uma centena de pessoas voluntárias, orgulha-se de integrar alunos de enfermagem nas equipas para o impacto social no hospital central do Alentejo e pretende continuar a colaborar com as entidades que coabitam no campus hospitalar, pela qualidade e humanização dos serviços prestados à população.