Praxe solidária leva alunos da escola de enfermagem são João de Deus ao hospital de Évora
Esta tarde, 43 alunos do 33.º curso de licenciatura em enfermagem, realizaram uma praxe solidária no hospital de Évora, colaborando com as pessoas voluntárias da Liga de Amigos daquele estabelecimento hospitalar, numa ação de integração académica e de acolhimento no seu futuro espaço profissional.
Os ‘bichos’ – como são designados os novos caloiros da universidade de Évora – distribuíram reforços alimentares aos utentes nas salas de espera e deixaram no Serviço de Pediatria os fantoches que produziram a pensar nas crianças internadas no hospital central do Alentejo.
Culminamos a praxe solidária com um lanche convívio para todos os intervenientes, oferecido pela Liga de Amigos, animado pela participação da tuna de escola de enfermagem.
A organização conjunta da comissão de praxe, alunos do 3.º ano da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (Universidade de Évora) e Liga de Amigos do Hospital do Espírito Santo de Évora, é apoiada pela direção daquele estabelecimento de ensino superior e pelo conselho de administração do hospital.
Maria Filomena Mendes, presidente do conselho de administração do HESE, destacou a relação de especial proximidade entre o hospital e a universidade, materializada no acolhimento de alunos estagiários para complemento da formação académica destes futuros profissionais de saúde, assim como através da constituição de equipas conjuntas para investigação e desenvolvimento científico.
David Prazeres, presidente do executivo da Liga de Amigos do HESE, IPSS de utilidade pública que patrocinou a iniciativa, considerou-a “uma boa ação, que mostra o envolvimento exemplar das novas gerações numa cidadania consciente, ativa e solidária, enquanto fazem evoluir as praxes académicas para o impacto social positivo”.
A Liga de Amigos do HESE atua no voluntariado em saúde há 25 anos, conta com mais de uma centena de pessoas voluntárias, integra alunos universitários nas equipas para o impacto social no hospital central do Alentejo e colabora com as entidades que coabitam no campus hospitalar, pela qualidade e humanização dos cuidados prestados à população.