Um sucesso – 1º Encontro de UCI da zona Sul
Focados na humanização, Hospital do Espírito Santo e Liga de Amigos organizam 1.º encontro de unidades de cuidados intensivos do Sul
A Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), EPE e a Liga de Amigos do HESE, IPSS de Utilidade Pública, fizeram equipa para organizar o primeiro encontro das Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) do Sul, em torno do tema da humanização em cuidados intensivos.
Os serviços de medicina intensiva estão vocacionados para segurar a vida em casos extremos, em momentos de grande fragilidade pessoal e familiar. São espaços fechados, pouco simpáticos, muitas vezes hostis, povoados por máquinas, alarmes ruidosos e profissionais atarefados, mas onde a dimensão humana está sempre presente.
Para Regina Henriques, diretora da Unidade de Cuidados Intensivos do HESE, EPE, “o objetivo supremo dos profissionais que tratam o doente crítico é prestar a cada doente os melhores e mais adequados cuidados, sejam eles com intenção curativa ou apenas de conforto, sempre privilegiando a competência técnica e o cuidado humanizado centrado no doente e nos familiares que o acompanham”.
A humanização dos cuidados numa área tão sensível implica um trabalho multidisciplinar que envolve não só a equipa da UCI, mas profissionais de saúde de outras áreas, cuidados paliativos, órgãos de gestão, políticas de saúde, sociologia, psicologia, etc. “Entende-se que humanizar a saúde é para todos e da responsabilidade de todos”, realça Regina Henriques e, por isso, “este primeiro encontro teve como objetivo reunir o máximo de profissionais de saúde e de outras áreas para que possamos refletir e descobrir novas práticas para esta humanização”.
A Liga de Amigos do HESE coorganizou este encontro multidisciplinar, que reuniu em Évora mais de trinta especialistas. David Prazeres, presidente da direção daquela IPSS de utilidade pública enquadra: “esta ação integra-se nos objetivos estatutários da Liga de Amigos do hospital de contribuir para a melhoria da qualidade e humanização dos cuidados de saúde prestados à população. A humanização está no ADN da liga de amigos, desde a sua fundação”, acrescentando “Dá-se ainda a feliz coincidência de a unidade de cuidados intensivos e a liga de amigos do hospital de Évora celebrarem, juntos, 25 anos de atividade em 2019″.
Este encontro formativo e informativo constituiu um espaço de partilha de saberes, experiências, reflexões e boas práticas no domínio da medicina intensiva e, em concreto, da humanização nesta área. Formou-se uma audiência com mais de 250 participantes, de diversas áreas de conhecimento e práticas profissionais, vindos de todo o país e de Espanha.
Simpósios paralelos
Decorreram ainda dois simpósios paralelos: um dedicado a técnicas e metodologias de mobilização de doentes e outro à planificação e construção da UCI do Novo Hospital Central do Alentejo, enquanto espaço amigável para doentes, família e profissionais de saúde. Albert de Pineda, arquiteto coautor do projeto liderado por Souto Moura, foi um dos conferencistas.
Esteve presente como oradora, Dr.ª Rosa Matos, sócia fundadora desta Liga.
A Direção aproveitou a oportunidade para proceder à entrega de uma mini medalha banhada em
prata, da edição comemorativa dos 25 anos da fundação desta Associação, como reconhecimento do
trabalho desenvolvido enquanto presidente da direção no 2.º mandato (1997-1999).
programa: http://bit.ly/encontro-uci-evora_programa
simpósio / planear e construir uma UCI ( novo hospital central do Alentejo) http://bit.ly/encontro-uci-evora_simposio-ATEHP
simpósio / sessão prática de mobilização de doentes http://bit.ly/encontro-uci-evora_simposio-mobilizacao