História da Liga de Amigos

blankblank

A Liga de Amigos do Hospital do Espírito Santo – Évora foi constituída por escritura pública notarial a 19 de Maio de 1994, como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Resultou de um movimento de 33 elementos representantes de diversas áreas profissionais do Hospital e de diversas entidades representativas da nossa sociedade local.

Este movimento teve um impulso acrescido com a perspectiva das Comemorações dos 500 anos de existência do Hospital, a realizar no ano de 1995.

Logo nas primeiras reuniões de Assembleia Geral foram tomadas iniciativas para a criação de um Corpo de Voluntariado.

No dia 19 de dezembro de 1994, deu-se início ao primeiro projeto de voluntariado da Liga de Amigos, com atividade na sala de espera das consultas externas.

Numa primeira fase acolhendo e encaminhando os Doentes e, numa segunda fase, com o apoio do Hospital, passou-se, também, a preparar pequenos reforços alimentares a serem distribuídos pelos doentes que, em salas de espera, aguardavam pelas suas consultas, exames e tratamentos.

Posteriormente a Direcção da Liga com a colaboração do Serviço Social do Hospital começou a dar apoio aos Doentes que, no momento da alta hospitalar, eram assinalados com dificuldades pontuais e depois aos Doentes em convalescença no domicílio.

Em 1995, passado um ano da sua fundação, foram eleitos os primeiros órgãos sociais da Liga de Amigos e implementado o projeto de Apoio ao Doente/ Família.

Em junho de 1995 foi aprovado o primeiro logótipo da Liga de Amigos.

Em 1997 a Liga de Amigos do HESE foi reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Num trabalho contínuo das suas ações foram impulsionados os Projetos “Apoio ao Doente no Ambulatório” e “Apoio ao Doente/Família”.

No ano de 2000 a Liga dispunha de um Corpo de Voluntárias, em número de 33, e cerca de 600 Sócios.

Com o crescimento das receitas provenientes das quotizações e com o envolvimento das explorações de concessões, as receitas anuais permitiram dar início ao apoio, sistemático e anual, aos Serviços Hospitalares na aquisição de equipamentos diversos, institucionalizando o Projecto “Apoio aos Serviços Hospitalares”, tendo por objectivo primordial a humanização dos Serviços.

Em meados da primeira década do ano 2000 foi criado o Grupo Coral da Liga por iniciativa de um grupo de Voluntárias, tendo sido registado, até à data, diversas atuações junto de Instituições de terceira idade, Institutos prisionais a nível local, e em Encontros anuais de convívio inter-hospitalar a nível nacional.

A 5 de Novembro de 2007 deu-se início ao Projecto Apoio ao Doente Internado no serviço de Medicina II, sendo posteriormente alargado ao serviço de Medicina I e mais tarde Ortopedia.

Em 2009 implementou-se o Projecto “Há Escola no Hospital” de apoio aos alunos internados nos anos escolares do 5.º ao 12.º ano, permitindo-lhes acompanhar a progressão das matérias dadas nas aulas, por processos electrónicos.

Em 2010, o nosso Relatório de Atividades dava como informação a institucionalização de diversos Projetos como:

  • Apoio ao Doente em Ambulatório;
  • Apoio ao Doente Internado;
  • Apoio ao Doente/Família;
  • Apoio aos Serviços Hospitalares;
  • Há Escola no Hospital;
  • Apoio aos Órgãos de Gestão do Hospital.

Com recursos humanos de 65 Voluntárias, uma base social de 900 Sócios e um Orçamento na ordem dos 40.000€, entendemos, não só manter os atuais projetos, como ampliar a nossa ação.

2011 – “Ano Europeu do Voluntariado”

Neste ano, a Direcção da Liga propôs, em homenagem ao “Voluntariado”, envolver-se em vários eventos com outras Instituições locais e a nível nacional, e simultaneamente, tem vindo a desenvolver ações de recrutamento para atingir um “Corpo de Voluntariado”, constituído por 100 elementos, até ao final do ano.

Em 2012, deu-se início ao Projecto “Miminhos para Bebés”, com o objetivo de apoiar pais de crianças nascidas na Maternidade do Hospital, com menores possibilidades económicas.

Outubro 2017 iníciou do projeto “Apoio aos utentes no Ambulatório – Serviço de Gestão de Doentes”

    Carrinho