História da Liga de Amigos

A Liga de Amigos do Hospital do Espírito Santo – Évora foi constituída por escritura pública notarial a 19 de Maio de 1994, como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Resultou de um movimento de 33 elementos representantes de diversas áreas profissionais do Hospital e de diversas entidades representativas da nossa sociedade local.

Este movimento teve um impulso acrescido com a perspectiva das Comemorações dos 500 anos de existência do Hospital, a realizar no ano de 1995.

Logo nas primeiras reuniões de Assembleia Geral foram tomadas iniciativas para a criação de um Corpo de Voluntariado.

No dia 19 de dezembro de 1994, deu-se início ao primeiro projeto de voluntariado da Liga de Amigos, com atividade na sala de espera das consultas externas.

Numa primeira fase acolhendo e encaminhando os Doentes e, numa segunda fase, com o apoio do Hospital, passou-se, também, a preparar pequenos reforços alimentares a serem distribuídos pelos doentes que, em salas de espera, aguardavam pelas suas consultas, exames e tratamentos.

Posteriormente a Direcção da Liga com a colaboração do Serviço Social do Hospital começou a dar apoio aos Doentes que, no momento da alta hospitalar, eram assinalados com dificuldades pontuais e depois aos Doentes em convalescença no domicílio.

Em 1995, passado um ano da sua fundação, foram eleitos os primeiros órgãos sociais da Liga de Amigos e implementado o projeto de Apoio ao Doente/ Família.

Em junho de 1995 foi aprovado o primeiro logótipo da Liga de Amigos.

Em 1997 a Liga de Amigos do HESE foi reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Num trabalho contínuo das suas ações foram impulsionados os Projetos “Apoio ao Doente no Ambulatório” e “Apoio ao Doente/Família”.

No ano de 2000 a Liga dispunha de um Corpo de Voluntárias, em número de 33, e cerca de 600 Sócios.

Com o crescimento das receitas provenientes das quotizações e com o envolvimento das explorações de concessões, as receitas anuais permitiram dar início ao apoio, sistemático e anual, aos Serviços Hospitalares na aquisição de equipamentos diversos, institucionalizando o Projecto “Apoio aos Serviços Hospitalares”, tendo por objectivo primordial a humanização dos Serviços.

Em meados da primeira década do ano 2000 foi criado o Grupo Coral da Liga por iniciativa de um grupo de Voluntárias, tendo sido registado, até à data, diversas atuações junto de Instituições de terceira idade, Institutos prisionais a nível local, e em Encontros anuais de convívio inter-hospitalar a nível nacional.

A 5 de Novembro de 2007 deu-se início ao Projecto Apoio ao Doente Internado no serviço de Medicina II, sendo posteriormente alargado ao serviço de Medicina I e mais tarde Ortopedia.

Em 2009 implementou-se o Projecto “Há Escola no Hospital” de apoio aos alunos internados nos anos escolares do 5.º ao 12.º ano, permitindo-lhes acompanhar a progressão das matérias dadas nas aulas, por processos electrónicos.

Em 2010, o nosso Relatório de Atividades dava como informação a institucionalização de diversos Projetos como:

  • Apoio ao Doente em Ambulatório;
  • Apoio ao Doente Internado;
  • Apoio ao Doente/Família;
  • Apoio aos Serviços Hospitalares;
  • Há Escola no Hospital;
  • Apoio aos Órgãos de Gestão do Hospital.

Com recursos humanos de 65 Voluntárias, uma base social de 900 Sócios e um Orçamento na ordem dos 40.000€, entendemos, não só manter os atuais projetos, como ampliar a nossa ação.

2011 – “Ano Europeu do Voluntariado”

Neste ano, a Direcção da Liga propôs, em homenagem ao “Voluntariado”, envolver-se em vários eventos com outras Instituições locais e a nível nacional, e simultaneamente, tem vindo a desenvolver ações de recrutamento para atingir um “Corpo de Voluntariado”, constituído por 100 elementos, até ao final do ano.

Em 2012, deu-se início ao Projecto “Miminhos para Bebés”, com o objetivo de apoiar pais de crianças nascidas na Maternidade do Hospital, com menores possibilidades económicas.

Outubro 2017 iníciou do projeto “Apoio aos utentes no Ambulatório – Serviço de Gestão de Doentes”

    Sobre a Liga de Amigos

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    MORADA

    63739 street lorem ipsum City, Country

    CONTACTO

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    [email protected]

    Carrinho